A organização do evento esteve a cargo da casa do pessoal do ACeS Baixo Tâmega, que contou com a participação:
Helena Girão, Enfª Chefe e Vogal do CC; Álvaro Matos de Almeida, Enf.º Coordenador da ECL Baixo Tâmega; Mª do Céu Soares, Enfª do CS Amarante; José Luís Freitas, Enf.º Chefe do CS Celorico de Basto; Fernanda Baião, Enfª Chefe CS Marco Canaveses; Paula Miranda, Enfª Chefe do CS Baião; Mª Amaral, Enfª do CS Cinfães; Carla José, Enfª do CS Resende; Anastácia Campos, Enfª de SP; Helena Melo, Enfª do CS Amarante; Luís Raul Teixeira, Presidente Casa Pessoal ACeS BT; Sofia Guimarães, Assistente Operacional do CS Amarante e Isabel Bessa, Assistente Técnica do CS Amarante.
Comissão científica:
Carlos Guimarães, Médico, Diretor Executivo do ACeS Baixo Tâmega; Avelino Bastos, Médico e PCC do ACeS Baixo Tâmega; Ana Júlia Sousa, Médica, Vogal CC Baixo Tâmega; Helena Girão, Enfª Chefe e Vogal do CC Baixo Tâmega; Mª do Céu Soares, Enfª do CS Amarante; Paula Miranda, Enfª Chefe do CS Baião; José Luís Freitas, Enf.º Chefe do CS Celorico de Basto e Margarida Campos, Assistente Social e Vogal CC Baixo Tâmega.
Do programa constava um leque variado de temas, alguns de discussão muito atual com palestrantes de reconhecido mérito.
Como temas dominantes foram apresentados a reforma dos cuidados de saúde primários: que realidade, a preparação para a parentalidade, os cuidados na comunidade: valências e opções no ACeS, a visita domiciliária à puérpera e recém-nascido - a realidade do ACeS, a interrupção voluntária da gravidez: o enquadramento nos cuidados de saúde primários, a DPOC; o pneumologista; o ambulatório e os neutrinos – andará tudo isto ligado e a tuberculose – uma visão global e local.
A par do programa oficial, foram ainda apresentadas seis comunicações livres com os temas: a interrupção voluntária da gravidez e contracepção, a oficina do sorriso, os cuidados de saúde primários – intervenção de enfermagem na incontinência urinária na mulher, hipocoagulação nos cuidados de saúde primários e a abordagem ao problema do cancro da mama. Todas elas de muito bom nível, tendo o tema “Cuidados de Saúde Primários – Intervenção de enfermagem na incontinência urinária na mulher” merecido o 1º lugar.
Foram também presentes 17 posters de temáticas variadas, tendo sido classificado em 1º lugar pelo júri o poster nº 8 “Cuidados na Comunidade: a importância de cuidar de quem cuida”.
Para este evento houve 160 inscrições, o que a somar aos palestrantes terão passado pelo auditório municipal de Baião cerca de duas centenas de pessoas.
Fica de parabéns toda a organização pelo magnífico evento realizado e como foi referido que estas jornadas foram as primeiras de muitas outras que se virão a realizar.