A conferência aconteceu no Centro Escolar de S. Martinho de Mouros, pelas 21h30. Presentes estiveram André Seabra, professor da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; Nélson Antão, da Scuola Calcio Ac Milan; e José Neto, professor do ISMAI.
André Seabra destacou diversas características da escola: o facto de ser gratuita, a aposta no sucesso escolar e as ações de formação que promove. André Seabra fez uma apresentação intitulada ‘’Treino para jovens’’. Nela, deu a conhecer as condições que influenciam o treino e a prática do futebol, como a estatura e as condições sociais em que cada jovem se insere.
Nélson Antão expôs ‘’A intervenção do treinador’’. Destacou o papel que um treinador de uma equipa deve ter nas mais diversas situações, zelando pelo bom funcionamento da equipa.
José Neto falou sobre a cultura que é o futebol e a festa que motiva numa apresentação chamada ‘’Futebol/Jogo/Cultura e Festa’’, dando exemplos concretos de diversas situações práticas.
Durante este colóquio, ainda foram entregues os Troféus Afonsinhos 2011, que distinguiram todos os alunos presentes pelo bom comportamento e pelo empenho que têm tido até então. O prémio ‘atitude’ foi atribuído a Luís Miguel Botelheiro e o prémio ‘evolução’ a José Pinto, que sempre se empenhou no progresso do futebol em S. Martinho de Mouros. Rafael Ribeiro recebeu um prémio pelo sucesso escolar que tem.
Marcos Antunes, treinador da escola disse que o colóquio foi feito porque a escola procura sempre o melhor para os seus alunos: ‘’Tentamos fazer sempre o melhor para os nossos meninos e isso passa também pelo melhor para os pais e para nós. Ter em S. Martinho pessoas que percebem de futebol e correm o país inteiro a falar dele, para os pais é extraordinário. Vamos premiar duas pessoas que tiveram alguns contratempos na vida e que merecem esta pequena dedicatória.’’
No dia seguinte, dia 19 de Maio, a tarde foi dedicada ao desporto. Realizaram-se jogos de futsal com as duas equipas dos Afonsinhos contra duas da Scuola Calcio Milan no pavilhão municipal de S. Martinho de Mouros, seguido de um jogo de pais.
A escola de futsal ‘Os Afonsinhos’ tem visto crescer o seu número de alunos. Desde Fevereiro, a escola acolheu 9 alunos novos.
Marcos Antunes acrescenta que ‘’a nossa próxima meta é continuar a aumentar. Temos 10 miúdos novos. Ter o apoio da autarquia nos transportes e potencializar o centro escolar são objetivos.’’.