Uma festa em torno do carnudo e delicioso fruto, onde para além de toneladas de cereja, disponibilizadas por 120 produtores e vendedores, não vai faltar a animação musical e de rua.
O certame inicia-se pelas 10h00 do dia 2 de junho, com a abertura da feira, na qual cerca de 120 produtores e vendedores de cereja disponibilizam, no Largo da Feira, as inigualáveis cerejas de Resende, e de uma mostra e venda de produtos de artesanato relacionados com a cereja, como compotas, licores, peças de cerâmica e de linho tradicional.
À noite decorrerá um concerto com a Orquestra Ligeira de S. Cipriano “A Nova”, no anfiteatro do Parque Urbano.
O ponto obrigatório deste Festival é o cortejo temático, este ano subordinado ao tema “Cereja de Resende – o nosso Fado”, que desfilará pelas principais ruas do centro da Vila de Resende, no domingo, dia 3 de junho, a partir das 15h00. O cortejo envolve cerca de mil crianças das escolas do concelho que, vestidos a rigor, desfilam em oito carros alegóricos decorados e alusivos ao fado, onde a cereja é o personagem principal.
Como já é habitual, o Município de Resende estabeleceu uma parceria com a CP e a empresa de autocarros JoaltoDouro para facilitar a viagem até à festa. Assim, durante os dois dias, os visitantes podem deslocar-se de comboio, entre o Porto e a estação da Ermida, onde estarão autocarros que farão a ligação até ao centro da vila de Resende. No final da tarde, o mesmo transporte assegurará a ligação de Resende à estação.
O Festival da Cereja é uma oportunidade única para adquirir o precioso fruto a preços convidativos, já que, segundo estudos científicos, os maiores benefícios nutricionais deste fruto residem na sua vasta quantidade de fitoquímicos com potencial anti-envelhecimento comprovado. Com um valor calórico reduzido (cerca de 60 kcal por 100g), as cerejas são particularmente ricas em vitamina A e em outros compostos com benefícios para a saúde que o seu potencial antioxidante exerce.
Promover um dos produtos de excelência do concelho de Resende, bem como divulgar as potencialidades desta região do Douro são os principais objetivos deste Festival, já considerado um evento de referência no contexto nacional.
PROGRAMA:
Dia 2 de Junho
10h00 - INÍCIO DA FEIRA
- Venda de Cereja
- Mostra e venda de produtos de artesanato ligados à cereja
Local: Largo da Feira
- Animação de Rua
- Animação Musical
18h30 - FINAL DA FEIRA
22h00 - CONCERTO COM A ORQUESTRA LIGEIRA DE SÃO CIPRIANO "A NOVA"
Local: Anfiteatro do Parque Urbano
23h30 - LANÇAMENTO DE FOGO DE ARTIFÍCIO
Dia 3 de Junho
10h00 - INÍCIO DA FEIRA
- Venda de Cereja
- Mostra e venda de produtos de artesanato ligados à cereja
Local: Largo da Feira
- Animação de Rua
- Animação Musical
15h00 - CORTEJO TEMÁTICO: "Cereja de Resende - o nosso Fado"
18h30 - FINAL DO FESTIVAL
Lançamento de Morteiros
Venha ao Festival da Cereja de Comboio! Consulte aqui os horários.