Este evento integrou-se nas comemorações oficiais dos 20 anos do Programa LIFE da Comissão Europeia.
Durante a manhã realizou-se uma visita de campo no Rio Paiva, com observação do habitat prioritário “Florestas aluviais de Alnus glutinosa (Amieiro) e Fraxinus elcersior (Freixo)” e apresentação relativa à conservação de libélulas e náiades.
Da parte da tarde foi apresentado o projecto HIGRO, que tem como objectivo definir uma metodologia para a recuperação e a conservação activa de dois habitats prioritários da Rede Natura 2000: os urzais-tojais (Charnecas húmidas atlânticas temperadas de Erica ciliaris e Erica tetralix) e os cervunais higrófilos (Formações herbáceas de Nardus, ricas em espécies e em substratos siliciosos).
Para verificar quais os métodos que melhor promovem a diversidade de plantas raras (genciana-de-turfeiras) (e.g. Gentiana pneumonanthe) e invertebrados ameaçados (borboleta-azul) (e.g. Maculinea alcon), serão executadas várias acções: controle da vegetação arbustiva e herbácea, restauro da hidrologia natural, instalação de pequenas vedações amovíveis e promoção do pastoreio de percurso.
Estiveram presentes nesta visita de campo algumas dezenas de participantes que puderam ver in loca a riqueza da fauna e flora da Serra de Montemuro e toda a região envolvente.