O júri, constituído por Marina Valle, Manuela Vaquero, Fernando Marado, César Carvalho e Ricardo Pereira, teve a árdua tarefa de avaliar 170 trabalhos inéditos, uma adesão recorde, selecionando no final os três melhores poemas apresentados por cada entidade participante.
Durante a sessão pública de entrega dos prémios aos vencedores, Marina Valle, vereadora da Educação, Ação Social e Cultural da Câmara de Lamego, afirmou que esta iniciativa é essencial para “despertar o gosto pela leitura e pela poesia. Todas as crianças que participaram são vencedoras, pois escrever não é uma coisa simples, é uma tarefa difícil. Além de ser necessário organizar o pensamento, é preciso expressar sentimentos e emoções.”
Pela primeira vez, o concurso E-Poeta teve um patrono, a escolha recaiu no poeta lamecense Fausto Guedes Teixeira, oportunidade para divulgar junto do público juvenil a sua obra, através da realização de várias palestras sob a responsabilidade de Manuela Vaquero e de uma exposição bibliográfica que percorreu as bibliotecas escolares do concelho.
De carácter lúdico e divertido, regressará no próximo ano para continuar a estimular a cultura da escrita e fomentar hábitos de leitura junto das camadas mais jovens.