A sessão de abertura terá início com um encontro com o escritor Nuno Meireles, uma parceria entre a Autarquia e o projeto “3 Saberes – Contratos Locais de Desenvolvimento Social”. Ao longo do dia, numa colaboração com os monitores da Biblioteca Escolar da EB 2/3 S Prof. António da Natividade, vários contadores de histórias passarão pelo recinto da Feira.
No dia 24 de maio, quinta-feira, a sessão de abertura irá dar lugar à inauguração da “Exposição Guerra Junqueiro”, seguida da apresentação de “Douro nos caminhos da Literatura”, uma colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte. Pelas 14h30 irá decorrer o encontro com o escritor Nuno Meireles, contando com a presença de contadores de histórias ao longo de todo o dia.
No dia 25 de maio, a Feira do Livro prossegue com a apresentação da peça “O macaco de rabo cortado”, destinada aos alunos do ensino pré-escolar e ensino básico, no Auditório Municipal de Mesão Frio.
No dia 26 de maio, sábado, o Auditório Municipal de Mesão Frio, pelas 22 horas, recebe a peça “Pão com Histórias”, teatro de comédia, promovida pela Oficina de Teatro de Favaios (OFITEFA) no Auditório Municipal de Mesão Frio.
No dia 27 de maio, domingo, último dia da Feira do Livro, pelas 14h30, a Câmara Municipal de Mesão Frio promove uma atividade para pais e filhos, com jogos populares, pinturas faciais e ateliers de pintura. A Feira do livro dá por encerrada às 18 horas, com contadores de histórias, que marcarão presença durante o decorrer da Feira do Livro.
A Feira do Livro é uma iniciativa que, ao longo dos últimos anos, tem atraído cada vez mais público. Todas as atividades são de entrada gratuita e decorrem no Largo do Pelourinho e no Auditório Municipal, das 10 horas às 18 horas. A iniciativa pretende celebrar o livro como objeto de crescimento cultural das populações e é também uma forma de combater a iliteracia.