Com uma plateia repleta de atletas, treinadores, dirigentes, familiares, amigos e várias personalidades do nosso concelho, o dia 16 de Junho ficou marcado pela II Gala do Desporto em que atletas dos vários clubes que levam o nome de Resende a “bom porto” foram distinguidos pela sua performance desportiva ao longo da época.
Entre estes clubes estavam o C.D.R.C.S. Martinho de Mouros na modalidade de Futsal, o C.D.R Juventude de Anreade em Andebol e Voleibol, o C.F. Florestal de Resende na modalidade desportiva de Pesca, o Clube de Natação de Resende em Natação, o C. Náutico de Caldas de Aregos nas vertentes desportivas de Vela, Canoagem e Remo, o C. Pesca de Competição de Resende também na Pesca, o G. D. Cárquere em Futebol, G.D. Resende na modalidade de Futebol e o Resende Andebol também em Andebol.
Entre 408 atletas que envergam estes emblemas ao peito, representando o seu clube e a sua terra pelo país e pelo estrangeiro fora, 45 deles mereceram a distinção da Câmara Municipal de Resende nos escalões de Escolinhas; Bambis; Traquinas; Benjamins; Infantis; Iniciados; Juvenis; Juniores e Seniores.
Entre os distinguidos, aqueles que quiseram usar da palavra, fizeram-no, com palavras de agradecimento para com colegas atletas, treinadores, dirigentes e familiares. A cerimónia contou ainda com três momentos musicais ao longo da noite.
Em declarações ao Notícias de Resende, o Vereador do Pelouro do Desporto, Eng. Fernando Teixeira referiu que “O principal objectivo desta gala é homenagear todos os atletas que mais se distinguiram ao longo da época e portanto, isso é motivante para quem recebe o prémio e pode servir de motivação para os outros atletas que vêem os seus colegas receber esta distinção.” Também nas palavras do Presidente da Câmara Muncipal de Resende, Eng. António Borges, “Os dois objetivos principais desta Gala são sinalizar aquilo que os clubes e o município fazem do ponto de vista desportivo e o outro é, de facto, dar uma motivação extra para que Resende possa sempre crescer no desporto. Nós temos um conjunto de infraestruturas muito importantes e temos no desporto um veículo que transporta valores, afirma valores e impulsiona para aquilo que é muito importante: para a competividade, para o mérito e para um desempenho mais conseguido. Nós ao sinalizarmos para os clubes esses valores estamos a projetar o concelho para patamares que são absolutamente importantes, de exigência e de superação”. António Borges disse ainda que a “Gala do Desporto” é um projeto a manter e “na medida em que Resende crescer na prática desportiva e no desempenho associativo, crescerá também na gala”.