A educação e a sensibilização ambiental como instrumento de formação de novas consciências ecológicas, sobretudo junto dos mais pequenos, foi o mote para a realização este ano da Semana do Ambiente que a Câmara Municipal de Lamego promoveu no Centro de Educação e Formação Ambiental que funciona no Parque Biológico da Serra das Meadas.
Mais de 800 crianças de diversos estabelecimentos de ensino pré-escolar e 1º ciclo percorreram os parques faunísticos deste santuário de espécies animais e vegetais e participaram em diversas oficinas temáticas e atividades lúdicas relacionadas com a proteção do Meio Ambiente.
A realização de ateliês de pintura e de reciclagem, a participação em jogos didáticos e a exibição de um filme sobre a temática da conservação da biodiversidade foram algumas das principais iniciativas que, entre 30 de maio e 8 de junho, trouxeram muita animação ao Parque Biológico e lançaram o alerta para a proteção do Ambiente como um dos maiores desafios que se colocam à sociedade. O ponto alto destas celebrações ocorreu a 8 de junho com a organização de um mega piquenique no parque de merendas que também sentou à mesa Francisco Lopes, Presidente da autarquia, que manteve um diálogo vivo com os mais pequenos.
A Educação Ambiental é eleita pelo Município de Lamego como um vetor estratégico de intervenção para o desenvolvimento ambiental do concelho. No âmbito deste plano, é prioritário educar as novas gerações na perspetiva de um futuro sustentável, em respeito pelo Ambiente.