Após diversas reuniões, (para as quais foi sempre convidado), onde se assumiram e concertaram posições, o eleito e referido vereador, optou por não participar das mesmas e posteriormente nas reuniões do executivo adotou e persistiu em assumir posições meramente pessoais que foram contrárias às orientações do partido. Fê-lo mesmo depois da Comissão Política do PSD de Baião, lhe ter enviado sempre as orientações de voto emanadas da reunião preparatória. De salientar que as orientações de voto surgiram sempre depois de profunda reflexão e debate interno.
Pelo fato do vereador não aceitar aquilo que são as decisões do PSD, pela sua atitude permanente de afrontamento ao PSD Baião, pela necessidade de uma clarificação do posicionamento político do PSD Baião, assumimos, de forma irreversível, a quebra de confiança política no Vereador José Carlos Póvoas, eleito nas listas do PSD.
O PSD, rege-se por regras claras de verdade, transparência e capacidade de tomada de decisão, mantendo os seus representantes a sua liberdade de opinião desde que, ao exercer esse direito na qualidade de representantes do Partido, se conformem com o programa e com as diretrizes dos respetivos órgãos democraticamente eleitos.
Consideramos neste contexto que houve um claro desrespeito pelos eleitores, pelos órgãos concelhios do PSD e pelos estatutos do Partido, nomeadamente no dever de respeitar as diretrizes dos órgãos do PSD e principalmente quando se apela à unidade e quando se tenta promover a proximidade com os Baionenses que continuam a confiar no PSD.
Assim, a partir deste momento o Sr. Vereador José Carlos Póvoas, passará de acordo com o que determina esta deliberação, à situação de Vereador Independente e por essa via, de ora em diante o que o Vereador José Carlos Póvoas fizer ou disser não vincula nem compromete, no âmbito do exercício das suas funções de Vereador o PSD, perdendo por isso o direito de representar Politicamente o PSD.