Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Acácio Pinto: «Tribunais que não encerram perdem competências»
sexta-feira, 6 de julho de 2012 Publicado por Unknown


Acácio Pinto
Deputado do PS

Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Viseu reuniram no dia 2 de julho com o Presidente da Câmara de Mangualde, com a Juiz Presidente do Tribunal Judicial de Mangualde e com uma delegação local da Ordem dos Advogados.

Esta reunião realizada a solicitação dos deputados do PS visava perceber e analisar, em concreto, os impactos que o documento do Governo “Linhas estratégicas para a reforma da organização judiciária” terá no caso do Tribunal Judicial de Mangualde, mas também nos demais tribunais do distrito que não encerram.
E as conclusões que pudemos retirar desta reunião não foram as melhores e são preocupantes para as pessoas de Mangualde e dos demais concelhos pois parte muito relevante dos litígios que afetam as gentes de Mangualde irão ser tramitadas e decididas em Viseu: julgamentos coletivos, insolvências, menores, execuções…

Ora esta situação, a ir avante, vem por arrastamento implicar também um conjunto de decisões a nível de pessoal que não está minimamente definida em termos de critérios, seja a nível do número de funcionários judiciais que verão o seu número reduzido em todos esses concelhos, seja nos magistrados judiciais e do ministério público que também se reduzirá.

E esta questão, como se depreende, não é exclusiva de Mangualde, ela é extensiva aos outros tribunais que, não encerrando, se confrontam também com diversas perdas de competências em várias matérias que verão transitar para a sede de distrito, com as naturais dificuldades e custos para as pessoas que recorrem à justiça e com uma perda efetiva de pessoas nas economias locais desses concelhos.

É este mais um dos resultados das políticas deste governo de direita, do PSD e do CDS, que diariamente nos surpreende com agressões e encerramentos no interior e com austeridade obsessiva, ditada por Merkell ao seu bom aluno Passos Coelho. E nada disto estava no memorando da troika: nem o encerramento dos nove tribunais do distrito de Viseu, nem a menorização dos restantes tribunais, nem esta agregação de freguesias que este governo está a querer impor às populações, nem os cortes dos subsídios de férias e de natal, que era um disparate nas palavras de Passos Coelho que, esse sim, mentiu aos portugueses, nem o aumento dos diversos impostos de que todos fomos vítimas, seja no gás e eletricidade, seja na restauração.
Cabe ao PS apresentar outro caminho e o seu secretário-geral, António José Seguro, tem vindo, paulatinamente, a fazê-lo quer nas políticas relativas à UE quer nas políticas, estritamente, internas.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Acácio Pinto: «Tribunais que não encerram perdem competências»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html