A Nota começa por referir que “Nossa Senhora dos Remédios é, com certeza, nas suas coordenadas culturais e religiosas, o ponto mais alto (falo de outras alturas) da cidade de Lamego, mas também de toda a nossa Diocese de Lamego”. Mas não só da Diocese: “muita gente humilde e devota do inteiro Portugal e até do estrangeiro, acorre a este lugar alto (a Bíblia chama «lugar alto» [maqôm], mais alto do que eu, aos santuários de Deus) para, juntamente connosco, bater a esta porta aberta desta Casa da Mãe de Deus e nossa Mãe, à procura de algum consolo para as suas dores e de um bocadinho de esperança para a sua vida.”
Nesse sentido, compete à Igreja lamecense “pôr a mesa e acender a lareira, para que esta Casa da nossa Mãe seja um lar belo e acolhedor, onde todos aprendamos outra vez a sentir-nos verdadeiramente filhos e irmãos.”
Com esta Nota, o Prelado da Diocese apela a “todos os Movimentos e todas as Comunidades Paroquiais espalhadas pelo espaço da nossa Diocese de Lamego, com os seus párocos e fiéis, acólitos e porta-estandartes, a marcarem presença activa, peregrinante e orante, de modo a enchermos de Fé, de Amor e de Esperança todos os caminhos que vão dar ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.”
A Nota continua indicando os vários momentos de preparação para a festa, com a realização da novena, entre 30 de Agosto e 7 de Setembro (a partir das 6h da manhã, recitação do terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e celebração da Eucaristia; às 18h, oração mariana, orientado pelas Irmãs Franciscanas Hospitaleiras); a procissão do dia 6 de Setembro, logo a seguir à oração da manhã, da imagem de Nossa Senhora dos Remédios para a Igreja das Chagas, na cidade de Lamego.
Segundo a Nota, no dia 8 de Setembro, às 10h00 será celebrada a Solene Eucaristia, presidida, pela primeira vez, pelo Sr. D. António Couto e, às 16h00, “terá lugar a Solene Procissão que, saindo da Igreja das Chagas e atravessando as ruas da cidade, se dirigirá para o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.”
O Sr. D. António Couto termina esta Nota Pastoral com um convite: “Aproveitemos este tempo de graça para renovarmos a nossa Alegria cristã e a nossa Dedicação à Mãe de Deus e Mãe nossa, que sempre nos acolhe na sua Casa e nos conforta nos seus braços maternais.”