As festas concelhias, uma organização a cargo da Comissão de Festas, da Câmara Municipal de Baião e da Associação de Trabalhadores da CM Baião, prosseguem até 26 de Agosto e marcam o ponto alto do verão na sede de concelho.
O programa é vasto, contemplando 15 espetáculos musicais, que vão desde a música erudita ao fado, passando pela música ligeira e de baile e pelo folclore.
Durante esses dias a sede do concelho de Baião é invadida por um ambiente de festa, sendo vários os grupos de Zés P´reiras a percorrer as principais artérias da vila, que será também percorrida por uma charrete puxada por cavalos, que irão proporcionar agradáveis passeios.
Este ano o artista principal é Emanuel, que tem atuação marcada para o dia 23 de Agosto (23h00).
Com um programa assente nas tradições concelhias, merecem destaque momentos como o mítico concurso de gado, que todos os anos junta centenas de espécimes da raça Arouquesa (23 de Agosto, a partir das 8h00), a Feira de Artesanato (abertura no dia 22, às 18h00), um encontro de Tocadores de Concertinas (26 de Agosto, às 14h30) e um espetáculo tauromáquico (23 de Agosto às 17h00).
O momento solene dá-se no dia 24 de Agosto, feriado municipal, altura em que ocorre a procissão em honra de S. Bartolomeu. Esse dia é abrilhantando com as atuações das bandas de música de Ancede e de Santa Marinha do Zêzere, que protagonizam vários momentos musicais, incluindo uma atuação conjunta no exterior da Igreja Paroquial (21h30).
Será ainda possível assistir a concertos de vários conjuntos musicais de Baião, como Tonys´s Band (dia 22, às 23h00), Tonydance (dia 23, às 22h00) ou os Andarilhos (dia 25, às 21h30). Tal como na noite de 24 de Agosto, onde haverá “dose reforçada” de música proveniente do concelho de Baião, com as atuações a partir das 21h30 dos grupos musicais “O Estaleiro”, “Volumax Band” e “Anaconda”.
Entre os outros atrativos contam-se o Festival Internacional de Folclore, organizado em parceria com o Rancho Folclórico de Baião (25 de Agosto, às 21h30), a corrida de carrinhos de rolamentos (25 de Agosto, às 14h00), ou o concerto da Orquestra do Norte (dia 26 de Agosto, às 21h30).