O principal objetivo do acordo de geminação celebrado em abril último entre os municípios de Lamego e Bouchemaine começa a ser cumprido - “Promover a relação entre os seus habitantes para que enriqueçam mutuamente a sua cultura e desenvolver projetos conjuntos que permitam compartilhar a sua vida social”. A visita dos jovens franceses, do ensino secundário, contou assim com uma forte componente lúdica e desportiva, para além de uma vertente social e cultural. Aprenderam, por exemplo, a trabalhar com barro ou a esculpir máscaras de Lazarim. Também não faltou uma ida à feira semanal ou a participação num ateliê de pintura em papel de cenário, na Escola da Sé. Um programa variado que também incluiu a participação em algumas iniciativas de divulgação das principais atividades económicas locais, como é o caso da agricultura e da produção de fumeiro.
Para o futuro, os autarcas de Lamego e Bouchemaine elegem a juventude, o turismo, a cultura, a educação e o desporto como áreas prioritárias para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas.
A realização de um programa de intercâmbio jovem já tem continuação garantida durante o próximo ano com a ida de uma delegação duriense à localidade francesa. Organizada pela Câmara Municipal de Lamego e pela municipalidade de Bouchemaine, esta troca de experiências é apoiada financeiramente pelo programa Europa para os Cidadãos.