Durante a tarde, as figuras públicas, tão bem conhecidas do panorama televisivo, foram presenteadas com uma viagem de Barco Rebelo, onde apreciaram a imponente paisagem duriense, numa tarde de convívio e repleta de boa disposição, para alguns que pela primeira vez visitaram o Douro, património da humanidade. Para Cláudia Vieira o passeio de barco “foi ótimo, super agradável, ouvimos música com um grupo animado e com uma paisagem genial.” Para a conhecida atriz Andreia Dinis, foi a primeira vez que percorreu o Douro de barco, afirmando que “foi uma oportunidade para o fazer, ainda por cima, em boa companhia, com a minha filhota, que veio pela primeira vez ao verdadeiro norte.”
Já no Agua Hotels Douro Scala, a comemoração prolongou-se com um jantar para cerca de cento e vinte pessoas, repleta de boa disposição e glamour, onde os hóspedes do hotel jantaram na presença das figuras públicas, do diretor geral da rede Agua Hotels, Paulo Lourenço, o arquiteto da obra, Eduardo Cunha Queirós, um dos administradores, Mário Guerreiro, o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, o Presidente da Junta de freguesia de Cidadelhe, Adalberto Sampaio, o Presidente da Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira e as demais individualidades do concelho.
Na festa de lançamento, Mário Guerreiro, um dos administradores do Água Hotels, referiu que, o investimento no Douro “tem a ver com a nossa política de expansão do grupo. Nós somos um grupo que desenvolvemos o início da atividade turística no Algarve, depois houve uma oportunidade de chegarmos ao norte, através do Água Hotels Mondim de Basto em 2008. Fomos desenvolvendo alguns investimentos no Algarve, até que surgiu esta oportunidade e houve uma proposta. Sempre tivemos uma grande atratividade pelo Douro, pelo facto de ser património da humanidade pela UNESCO e decidimos apostar numa época de crise. Gostamos de ir contra a crise, gostamos de ajudar a desenvolver a zona, é uma zona muito difícil. O histórico do Douro não é muito bom em termos turísticos e hoteleiros.”
Mário Guerreiro sublinhou ainda estar convicto do sucesso que o Agua Hotels Douro Scala vai ter na região: “Estamos convictos que vamos ser uma mais-valia e que vamos ajudar a pôr o Douro onde ele merece estar, tanto a nível internacional, como a nível nacional. Estamos cá a arriscar tudo, certos e convictos de que vai ser um sucesso”, destacou.
Quem esteve também presente na festa de lançamento foi o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, que aproveitou o momento para realçar a importância da unidade hoteleira para o concelho: “como é evidente, este hotel representa uma mais-valia muito forte para o concelho de Mesão Frio e para a região. Com este hotel, de certeza que nos vamos afirmar em termos de turismo no país e na região, quer em termos económicos, quer em termos sociais.”
Adalberto Sampaio, presidente da Junta de freguesia de Cidadelhe, freguesia onde o hotel está localizado, afirma que o Agua Hotels Douro Scala “representa, não só para Cidadelhe, mas para a região do Douro, sobretudo para o concelho de Mesão Frio o maior investimento realizado até hoje, no aproveitamento de uma infraestrutura que, como se pode ver está extraordinária. Há um aproveitamento, não só da mão-de-obra da freguesia, mas também do concelho, o que é muito importante para o desenvolvimento.”
Paulo Lourenço, diretor geral da rede de hotéis Agua Hotels, defende que “o Douro é um produto com um enorme potencial, mas precisa de ser ajudado, precisa de ser dado a conhecer e nessa perspetiva, todos os contributos são importantes. Neste momento, estamos a fazer a promoção da unidade e da região. Para nós é essencial divulgarmos o nosso produto na complementaridade dos restantes envolventes. Nós inicializamos a comercialização da operação, a cerca de um mês antes de abrir, o que é manifestamente pouco para uma unidade que se deve contratar com um ano de antecedência, o que significa que as expetativas não poderiam ser muito altas, mas ao fim destes quase dois meses de operação, podemos dizer que não nos sentimos defraudados, muto pelo contrário. As coisas estão a correr com muito trabalho, com muito esforço, com muita dedicação de toda a equipa de trabalho do grupo e com os clientes. Em menos dois meses de operação, já podemos dizer que temos clientes fiéis nesta operação. Há clientes que já vieram mais que duas vezes cá”, ressaltou. O diretor aproveitou ainda para manifestar a sua satisfação em relação à equipa do Agua Hotels Douro Scala: “estou muito satisfeito com os recursos humanos que acabamos por recrutar, grande parte da região. Nós ao fim de dois meses já começamos a ter vestígios muito fortes de termos uma equipa.”
Hélio Correia, diretor do Agua Hotels Douro Scala, afirma que a afluência de pessoas tem sido “muito positiva” e “tem sido muito gratificante. As pessoas têm cada vez mais dado os parabéns a esta grande equipa, que é o Douro Agua Hotels”.
A festa de lançamento, segundo o diretor foi “muito positiva”, pois, “tivemos aqui muita gente importante, entidades, pessoas da região, administradores e foi muito positivo. Já temos clientes desde as outras unidades, que vêm aqui e que passam também para as outras unidades e recomendam. Acho que cada vez mais vamos começar a aumentar a nossa taxa de ocupação”, afirma otimista.
Eduardo Cunha Queirós, arquiteto da obra que também esteve presente, explicou sucintamente a construção: “Quando eu e o meu gabinete pegamos neste projeto, foi um desafio porque era construir aqui quarenta e três quartos. Esta casa foi construída em três fases. Tem a fase da igreja, em que a basílica é uma cópia da Torre dos Clérigos do Porto. Foi construído um edifício atrás do hotel e mais tarde, na época colonial, é construída uma casa junto da capela e ao palácio, que fazem uma casa colonial e saiu isto. Era preciso criar mais quarenta quartos, então o que eu fiz, foi fazer os socalcos do Douro. Trabalhamos todos nos socalcos do Douro e cá está a obra. A ligação entre a casa e o resto dos quartos acho que está um projeto muito engraçado, muito bonito. Toda a gente tem me dado os parabéns, tem gostado e eu também gosto. É mais um “filho” que eu deixei ficar. Eu venho cá todas as semanas, porque gosto disto e fiquei apaixonado por isto”, explicou o arquiteto.
Para Cláudia Vieira, embaixadora do Grupo Agua Hotels, que já tinha visitado o Douro, inclusive Peso da Régua e Mesão Frio, “há quinze anos” a região do Douro é “apaixonante, acho que as paisagens são absolutamente maravilhosas, há um encontro das montanhas entre vinhas e reina sempre nestas zonas uma paz, uma tranquilidade… Parece que é uma essência que nos preenche completamente. Para mim, que estou muito habituada com aquela agitação de estar com os focos todos apontados para nós, que é de repente estar isolada do resto e saborear a paisagem e saborear a aragem, o cheiro e os rebuçados da Régua.” Relativamente ao Hotel Douro Scala, a embaixadora classifica o espaço “extremamente bem enquadrado e muito bem aproveitado. Há um equilíbrio entre o antigo tradicional e o moderno, mas que não choca e com uma paisagem, absolutamente genial.”
Segundo o humorista Pedro Fernandes, que já tinha estado na região do Douro pelo menos duas vezes, o espaço do hotel é “muito agradável. Acho que é um espaço com charme e que é uma mais-valia para a região. Todos os espaços que tenham este tipo de qualidade, em termos de instalações hoteleiras, são uma mais-valia, para atrair mais turistas, que são também uma fonte de riqueza neste momento, que o país não pode menosprezar. Voltarei brevemente. Ficou a vontade de voltar.”
Andreia Dinis declarou também que, “os quartos são todos muito modernos, acho lindíssimo. Sem dúvida que é um local para voltar a vir com mais tempo e usufruir de umas férias maravilhosas”, afirmou a atriz.
No final do jantar da festa de lançamento, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros atuou no espaço exterior da unidade hoteleira, brindando todos os presentes com o melhor folclore que a região tem, trazendo à reminiscência uma das tradições mais conhecidas do Douro Vinhateiro.
A festa prolongou-se noite dentro, onde todos os presentes poderam usufruir de música ao vivo, numa pista de dança com vista para o Douro e saborear de um fantástico cocktail, na noite amena de Cidadelhe.
A inauguração oficial do Água Hotels Douro Scala vai decorrer em meados de setembro, que contará com as individualidades do poder político nacional, sendo que ainda não existe uma data definida.