Durante a visita de trabalho a estes equipamentos educativos que representam um investimento global no valor de 16 milhões de euros, António Borges mostrou-se preocupado com os atrasos verificados na obra de requalificação/ampliação da Escola Secundária, da responsabilidade da Parque Escolar, cujo ritmo de trabalho abrandou causando alguns constrangimentos na comunidade escolar no início deste ano letivo, esperando-se, contudo, que a obra fique concluída já no final deste ano.
“A obra que a Parque Escolar está a concretizar na Escola Secundária, juntamente com a obra do Centro Escolar de S. Cipriano fecham todo o investimento que o concelho de Resende necessitava na área da educação. É um momento único: executamos nos últimos seis anos investimentos muito altos, cerca de 21 milhões de euros de investimento na área da educação. No ano de 2013 ficam concluídos todos os nossos centros escolares, mas também fica concluída a rede e a reformulação de todo o modelo educativo” referiu o Presidente da Câmara Municipal de Resende aquando da visita, acrescentando que “estamos a concluir um trabalho de vários anos que é muito importante, sobretudo, para o futuro das novas gerações”.
Recorde-se que o projecto desenvolvido pela Parque Escolar para a Escola Secundária D. Egas Moniz contempla as seguintes intervenções: 33 salas de aula e 4 laboratórios totalmente equipados com novo mobiliário e equipamento especifico; todas as salas serão equipadas com vídeo projector; uma oficina de Electricidade e Electrónica equipada de acordo com as novas exigências curriculares; novo espaço para curso de Termalismo, com 1 espaço para aulas teóricas e 1 espaço para aulas práticas; equipamento informático ao abrigo do plano tecnológico; biblioteca totalmente nova e equipada e criação de espaços de uso informal para os alunos.
Já a obra do Centro Escolar de S. Cipriano, da responsabilidade da Câmara Municipal de Resende, e que envolve a reabilitação do edifício escolar existente bem como a construção de dois novos edifícios adjacentes, encontra-se a bom ritmo e entrará em funcionamento no próximo ano letivo.
Este novo Centro Escolar é o último a construir no concelho de Resende, irá albergar os cerca de 150 alunos que frequentam as escolas situadas nas freguesias de Freigil, S. Cipriano, S. Romão e Ovadas, culminando os investimentos realizados na área da educação nos últimos anos.
O Centro Escolar de S. Cipriano, juntamente com os Centros Escolares de S. Martinho de Mouros (inaugurado em Setembro de 2007) e de Resende (em funcionamento desde Setembro de 2010), a obra de requalificação da EB2 (concluída no ano passado) e a obra da Escola Secundária fazem de Resende um dos primeiros concelhos do país a requalificar todo o seu parque escolar.