No total foram distinguidos 17 alunos que receberam um certificado evocativo e um prémio monetário no valor de 150,00 euros, nesta primeira edição de entrega deste prémio.
Na sua intervenção durante a cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Resende sublinhou que “o prémio Eça de Queirós é o reconhecimento daquilo que é a excelência na escola. Assinala a importância da língua portuguesa numa terra como a nossa, rica do ponto de vista literário e que tem aqui em S. Cipriano uma das mais fortes mensagens da literatura portuguesa, pois estamos nas terras literárias de Eça de Queirós que retratou como ninguém Resende, as suas gentes e as suas paisagens. Eça de Queirós, as nossas terras literárias, os valores que elas consagram são verdadeiramente aquilo que devemos sinalizar no início do ano escolar como algo que nos guia, sobretudo, algo que nos afirma e que faz da escola uma grande oportunidade.”
Recorde-se que o projeto de regulamento de atribuição do “Prémio Eça de Queirós” foi aprovado pelo executivo Camarário em reunião de 6 de fevereiro de 2012 e pela Assembleia Municipal de Resende na sessão ordinária de 28 de fevereiro de 2012.
O Prémio destina-se a todos os alunos matriculados em estabelecimentos de ensino no concelho de Resende, que frequentam o 2.º, o 3.º ciclo ou o Ensino Secundário. O prémio é atribuído ao melhor aluno na disciplina de Língua Portuguesa, de cada ano que integre os graus de ensino já referidos, em cada estabelecimento escolar.
Com a atribuição deste prémio pretende-se distinguir os melhores alunos, como forma de promover o mérito e valorizar o esforço e o desempenho individual, incentivando os alunos a aperfeiçoar a aprendizagem da língua portuguesa.