Durante a sua estadia por terras de Baião foi acolhido por uma família em Santa Leocádia e pelos Bombeiros Voluntários de Baião, onde o fomos encontrar na companhia dos bombeiros e da sua bicicleta com a particularidade de ter dois atrelados onde transporta os seus pertences e a tenda onde dorme.
Pelo caminho tem publicado as suas crónicas de viagem no blogue http://omarglobal.com/ e na página do facebook http://www.facebook.com/omarglobal. Transporta consigo cadernos de viagem onde recolhe os testemunhos de centenas de pessoas e instituições que de algum modo o apoiaram na sua jornada, desde cidadãos anónimos a Municípios e Corporações de Bombeiros. Espera que ao deslocar-se de bicicleta promova a sua utilização alertando deste modo para os problemas da sustentabilidade ambiental.
O modo de vida despojado e singelo surpreende muita gente, tal é o desprendimento por bens materiais, bastando-lhe a generosidade e solidariedade das pessoas que encontra no caminho. Omar está actualmente a escrever um livro de memórias, onde irá relatar a viagem de uma vida, prevendo-se a sua publicação em vários países europeus e em Portugal. Depois de Baião, Omar seguiu viagem para o Douro onde irá participar na vindima, pedalando depois a sul onde irá passar o Inverno. Para o futuro pensa levar a sua mensagem de "Paz, Amor e Felicidade" até África e Ásia.