O programa iniciou-se às 11h30 com a cerimónia do hastear das Bandeiras e a Guarda de Honra dos Bombeiros em frente ao quartel da corporação, seguindo-se um desfile do corpo de bombeiros e de viaturas pelas principais ruas da vila de Resende. Decorreu, ainda, uma sessão solene nos Paços do Concelho que contou com as intervenções do Vice-Presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende, Silvério Guedes, do Segundo Comandante Operacional Distrital de Viseu, Henrique Pereira, e do Presidente da Câmara, António Borges.
“Esta sessão solene é o reconhecimento pela dedicação dos Bombeiros Voluntários de Resende e pelo trabalho desenvolvido em prol das nossas gentes. Pode haver muitas tempestades, mas temos que encontrar sempre soluções para que a corporação dos Bombeiros tenha toda a tranquilidade e condições para que possa responder dentro dos valores que são os nossos valores mais altos e que consagram uma comunidade como a nossa”, referiu o Presidente da Câmara, acrescentando que “em Resende faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para que de facto os Bombeiros tenham um percurso seguro e digno a que têm direito”.
Silvério Guedes agradeceu ao executivo Camarário “o forte apoio que o município tem prestado à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende, com a oferta de ambulâncias, a atribuição de subsídios para a comparticipação na compra de outras viaturas, o apoio logístico e a disponibilidade na elaboração do projeto de ampliação do quartel e na comparticipação das suas obras, tornando possível que se criassem condições para que os resendenses se sintam mais protegidos”.
Por sua vez, o Segundo Comandante Operacional Distrital de Viseu salientou “a disponibilidade que os Bombeiros de Resende tiveram em todos os incêndios que ocorreram no distrito durante este ano, porque só com a união de todos é que a proteção civil consegue combater o flagelo dos incêndios”.