Trata-se de uma distinção atribuída todos os anos aos alunos matriculados nas Escolas de Ensino do 2.º e 3.º Ciclos e que se destacaram por terem obtido os melhores resultados.
Assim, foram atribuídos aos alunos do 2.º e 3.º ciclos um diploma e um cheque no valor de 124,79 euros. No ensino secundário o aluno com melhor média final obtida recebeu 149,94 euros, o segundo melhor 124,79 euros e o terceiro melhor 99,76 euros, perfazendo um total de 8.259,73 euros em prémios.
A cerimónia contou com a presença do Executivo Municipal liderado pelo Presidente da Câmara, António Borges, dos Diretores do Agrupamento de Escolas de Resende, do Externato D. Afonso Henriques e do Pólo de Formação Profissional - AFOPADIS. O Auditório encontrava-se repleto com a presença dos familiares e amigos dos premiados que fizeram questão de comparecer neste momento solene.
No decorrer da cerimónia todos os presentes tiveram ainda oportunidade de assistir à atuação de Carlos Francisco que interpretou alguns musicais tocando clarinete.
Numa breve intervenção, o Presidente da Câmara Municipal referiu que “o Prémio Rebelo Moniz consagra em dia da República que a instrução é para todos e que jovens mais qualificados, mais competentes e mais exigentes à procura de mérito terão sempre um futuro, um futuro de que nunca desistiremos, pois independentemente de todos os problemas que tenhamos no país e em Resende, eu acredito no futuro da nossa comunidade”.