“O saber não ocupa lugar e a aquisição de novas competências é fundamental para que vos possam valorizar a vocês próprias, mas também a vossa família e aqueles que vos rodeiam”, notou José Luís Carneiro. O presidente da Câmara Municipal de Baião discursou nos Serviços Municipais Desconcentrados de Santa Marinha do Zêzere e salientou a importância da aquisição de novas competências para a realização pessoal de cada um: “Cada ser humano possui a sua personalidade e deve ter o direito de a desenvolver com autonomia, com autoestima e na plenitude das suas capacidades pessoais e profissionais. Foi isso o que as senhoras puderam fazer aqui e espero que possam continuar desenvolver no futuro”, observou José Luís Carneiro.
O curso “Mais Mulher” decorreu ao longo de quatro meses, período durante o qual munícipes de várias idades e com percursos de vida distintos puderam aprender novos conhecimentos, em áreas como a saúde, o planeamento familiar ou os comportamentos de risco.
As formações foram ministradas por técnicos da área social e da área da saúde, pertencentes, respetivamente, ao Centro Social de Santa Cruz do Douro e ao Centro de Saúde de Baião. A Câmara Municipal de Baião apoiou também a realização do projeto.
No uso da palavra, a enfermeira do Centro de Saúde de Baião, Ana Paula Castro, classificou o curso como “um sucesso” e formulou votos para que as formandas possam “transmitir aos que os rodeiam as novas competências e conhecimentos adquiridos”.
Também o vereador dos Assuntos Sociais da CM Baião, Manuel Durão, marcou presença, elogiando o papel fundamental da mulher no contexto da sociedade e da família: “As mulheres são verdadeiros esteios da sociedade e é fundamental que possam ser valorizadas”, referiu.
A sessão contou ainda com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Henrique Gaspar, da técnica do Centro Social de Santa Cruz do Douro, Susana Tendais e da Enfermeira Chefe do Centro de Saúde de Baião, Paula Miranda.