Este estudo divulgado a 24 de Outubro é referente ao primeiro semestre de 2012 e indica que o prazo médio de recebimento atingiu nesse período o valor mais alto desde 2004, fixando-se nos 8,4 meses.
Contudo, a Câmara Municipal de Baião tem conseguido manter-se sempre no lote das autarquias mais rápidas a pagar, porque nas últimas seis edições deste inquérito obteve essa classificação sempre que foi avaliada.
“Só com um enorme rigor na gestão e uma boa afetação dos recursos públicos foi possível encurtar os prazos de pagamento a fornecedores e a empresas de obras públicas. A Câmara Municipal de Baião tem conseguido promover o investimento público em vários domínios e, ao mesmo tempo, manter uma boa saúde financeira, o que nos permite antever o futuro com otimismo”, refere o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro.
O mais recente inquérito às obras públicas analisou os prazos médios de pagamento de 113 autarquias nacionais, sendo que apenas 54 ficaram situadas no mesmo patamar que o Município de Baião, ou seja, com prazos de pagamento de obras públicas inferiores a 3 meses. Entre 2005 e a atualidade, a autarquia baionense conseguiu reduzir os prazos de pagamento a fornecedores e prestadores de serviços de 75 para 30 dias.