Estas Jornadas pretendem relançar o debate sobre o envelhecimento ativo reforçando e mobilizando os agentes responsáveis pelos recursos no sentido de encontrar soluções pró-ativas e inovadoras para fazer face ao desafio demográfico num contexto de crise económica e social.
Numa época em que os idosos estão em maioria, principalmente no nosso país, é de salientar que os nossos “olhos” se voltem mais para esta população.
O envelhecimento não é um problema, mas sim uma etapa natural do ciclo da vida. É um processo progressivo de constante de mudança das estruturas biológica, psicológica e social dos indivíduos. Este evento pretende esclarecer o público acerca das principais problemáticas que afetam esta faixa etária da população. Neste encontro, o “Envelhecimento Ativo e a Solidariedade entre Gerações” é o tema em destaque, que será abordado por um conjunto de oradores como Dr.ª Zaida Azeredo (Médica de Medicina Familiar, Dr.ª Sílvia Machado (Docente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, Dr. Rui Fontes (Associação Amigos da Grande Idade Inovação e Desenvolvimento e Dr. Luís Jacob(Presidente da Rede de Universidades da Terceira Idade).