Para Alberto Pereira, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, o transporte gratuito deve-se especialmente a dois motivos: “primeiro pelas dificuldades económicas das famílias. Tendo em conta que atravessamos uma fase de grandes dificuldades económicas, achamos que era uma forma de minimizar os encargos das famílias. Em segundo lugar, tendo em conta que a escolaridade obrigatória, a partir deste ano, passou para o décimo segundo ano, achamos que faz todo o sentido que o benefício do transporte gratuito seja alargado a todos os alunos do Agrupamento. Essa proposta foi aprovada na última reunião de Câmara”, refere.
Ainda segundo o presidente do Município, “a Câmara deixa de receber mensalmente cerca de mil euros.” No entanto, Alberto Pereira destaca o retorno ao nível económico para o concelho: “a garantia de mais alunos em Mesão Frio implica um maior retorno económico para o nosso concelho, por outro lado, representa também um aumento significativo de alunos a frequentar o Agrupamento de Escolas. Tendo em conta tudo isto e considerando a relação custo-benefício, a medida representa claramente uma mais-valia para o nosso concelho. A diminuição de alunos que cada vez se acentua mais, em virtude baixa natalidade, é minimizada. Este ano letivo teremos um número considerável de alunos de fora do concelho a frequentar o nosso Agrupamento de Escolas”, defende.
Para o transporte de todos os alunos, serão disponibilizados cinco autocarros e três viaturas de nove lugares que, depois de uma organização eficaz dos horários, permite dar uma resposta com qualidade a todos os alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas de Mesão Frio.