REGIÃO: Mesão Frio: Assembleia Municipal aprova extinção e fusão de três freguesias: Sta Cristina, São Nicolau e Vila Jusã são afetadas pela Reforma Administrativa
A Assembleia Municipal de Mesão Frio, conforme estipulado pelo Decreto-Lei 22/2012, de 30 de maio, aprovou por maioria, a Reforma Administrativa da extinção das freguesias de Santa Cristina, São Nicolau e Vila Jusã, com onze votos a favor e dez contra. A proposta de extinção prevaleceu sobre a proposta de não extinção de qualquer freguesia, apresentada pela bancada do PS. Eduardo Miranda, presidente da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista, votou favoravelmente à proposta de extinção das freguesias. Por sua vez, José Maria Carreira, atual presidente de Junta de freguesia de Vila Jusã, uma das freguesias a extinguir e deputado municipal pelo Partido Social Democrata, votou contra a proposta apresentada. A Assembleia Municipal decorreu no passado dia 26 de setembro, no Auditório Municipal de Mesão Frio, em Assembleia Municipal Ordinária.
Com esta proposta de redução, uma medida que vem no seguimento das instruções dadas pela Troika, o concelho de Mesão Frio passará a ser composto por apenas cinco freguesias: Barqueiros, Cidadelhe, Oliveira e Vila Marim. O território ocupado pelas três freguesias, segundo a referida proposta, passará a denominar-se Mesão Frio Santo André. Com esta fusão administrativa das três freguesias, Mesão Frio Santo André, passará a ser a freguesia com maior número de habitantes do concelho.
A decisão sobre a reorganização administrativa do concelho de Mesão Frio deve ser entregue até ao dia 14 de outubro, na Assembleia da República. Se o município não apresentar qualquer proposta de fusão de freguesias, a responsabilidade acabará por ser de uma equipa técnica do parlamento.