A caminhada teve início pelas 10 horas na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim e percorreu as principais artérias do centro da vila. O percurso não foi muito extenso, tendo em conta que, uma das faixas etárias da população que participou era mais idosa. À atividade associaram-se ainda, setenta e cinco crianças do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio. A Corporação dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio e a GNR auxiliaram na realização da atividade com duas viaturas de apoio.
Miguel Pereira, enfermeiro da UCC Douro referiu: “pretendemos alertar as pessoas para a prática de exercício físico. É importante caminhar, embora algumas das pessoas que participaram já mantenham esse hábito. O ano passado, participaram só adultos. Este ano, como forma de promover um encontro intergeracional e tendo em conta que 2012 é o ano europeu do envelhecimento ativo e da solidariedade entre gerações, participaram também crianças do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio.”
Para Marisa Carreira, coordenadora do Projeto “3 Saberes” – CLDS, a atividade foi de extrema importância já que, teve como objetivo “sensibilizar outras pessoas que não participaram, para também praticarem exercício físico e promovermos um estilo de vida mais saudável. Este ano, participaram mais pessoas porque vieram as crianças do Agrupamento de Escolas de Mesão Frio. O número de adultos que integrou a atividade este ano foi similar ao do ano passado”, disse a coordenadora.
As inscrições para participar na caminhada foram totalmente gratuitas e cada participante teve direito à oferta de uma t-shirt. A iniciativa destinou-se à comunidade em geral e teve como principais objetivos, para além da comemoração do dia mundial do coração, reunir pessoas de diferentes faixas etárias, mobilizando a população para um estilo de vida mais ativo e saudável.