O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, Alberto Pereira, explicou que, “há alguns anos que a Misericórdia de Mesão Frio se tem mostrado interessada na requalificação e manutenção das estruturas sociais que já existiram no nosso concelho, em Vila Marim e Barqueiros. Uma vez que estas estruturas, teimosamente continuam na barra do tribunal, sabendo a Misericórdia que a Escola de Barqueiros estava à venda em hasta pública, no passado mês de setembro, na última reunião da Mesa Administrativa, ficou deliberado por unanimidade, integrar a hasta pública a fim de adquirir a Escola. Durante o mês de outubro vamos fazer a escritura e a partir daí, procederemos à consulta do Conselho Local de Ação Social (CLAS) para nos indicar o melhor caminho para a criação dessa infraestrutura. Seguidamente, procederemos à apresentação do projeto na Câmara Municipal e realização das obras necessárias à sua instalação.”
A infraestrutura que será criada na freguesia de Barqueiros, pretende deste modo, “dar uma resposta mais eficaz e de maior proximidade à população da freguesia de Barqueiros. A criação de novos postos de trabalho, numa freguesia que já teve dinâmica a este nível, será uma forma de iniciar uma recuperação das mais-valias que se perderam com o encerramento da Associação de Barqueiros”, afirma o Provedor.
Relembre-se que, a Associação de Apoio às Crianças, Jovens e Idosos de Barqueiros encerrou há quatro anos atrás, no ano de 2008, ocasião em que deixou dívidas na ordem dos quinhentos mil euros. O pólo da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio que irá ser instalado na mesma freguesia irá, futuramente dar resposta às famílias mais necessitadas.