O grupo DSTelecom venceu o concurso para levar as redes de nova geração às zonas rurais (RNG) em duas regiões, enquanto a Viatel venceu o da região Centro.
A DSTelecom vai investir 108 milhões de euros (€68M no Norte e €40M no Sul) na implementação de cerca de oito mil km de fibra óptica. Com este investimento, vai potenciar a criação de 3300 empregos directos e cobrir com esta tecnologia mais de 50% da população destas regiões. Em ambos os concursos a empresa tem como parceiro para o retalho a Optimus.
Enquanto a dstelecom se propõe manter o papel de "operador de operadores", com a sua actividade concentrada na construção, operação e manutenção de RNG, a Optimus ficará responsável por assegurar todos os aspectos relacionados com a prestação de serviços aos seus clientes.
Sendo a capital da cereja um concelho da zona norte, a DSTelecom ficou responsável por levar a fibra óptica a Resende. Atualmente, a empresa encontra-se a implementar a rede de fibra óptica, prevendo-se a sua disponibilidade para o primeiro semestre de 2013.