O anúncio foi feito a 10 de Novembro por José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião, entidade que organiza a iniciativa e visa garantir que o mercado de continuará a realizar-se em condições de comodidade durante o período de maior pluviosidade.
O Mercado de Produtos Tradicionais de Baião reúne duas dezenas de pequenos produtores agrícolas do concelho, que todos os sábados de manhã comercializam os seus produtos frescos diretamente aos consumidores.
José Luís Carneiro fez o anúncio durante um magusto organizado pelos produtores que integram aquele mercado. Nessa ocasião, o autarca referiu que a Câmara Municipal tem desenvolvido várias iniciativas destinadas a valorizar a produção local.
Entre estas encontram-se a promoção de produtos de cariz artesanal e tradicional nos eventos de cariz gastronómico como a Feira do Fumeiro e o Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno, mas também durante as Festas Concelhias, que trazem a Baião milhares de visitantes todos os anos. José Luís Carneiro destacou igualmente a criação da Casa de Baião na cidade do Porto, como uma iniciativa de caráter inovador, destinada a escoar a produção local e a divulgar os produtos locais junto de um vasto mercado de consumidores.
José Luís Carneiro explicou que esta estratégia visa valorizar as atividades agrícolas e artesanais no plano social e cultural: “Pretendemos que as gerações mais jovens tenham orgulho nestas atividades e possam encontrar nestas atividades um modo de vida para o futuro”.
Em nome dos produtores que integram o Mercado de Produtos Tradicionais usou da palavra Maria da Conceição. “Este mercado de produtos tradicionais, frescos e de qualidade é um grande apoio a todos nós pequenos agricultores, pois só desta forma podemos vender os produtos agrícolas que cultivamos, aquilo que sabemos e podemos fazer, com a força de nossos braços, o suor do nosso rosto e a mestria das nossas mãos”, referiu esta produtora. A produtora acrescentou que o “projeto tem pernas para andar” e que este irá ser, cada vez mais, “uma referência, positiva, no concelho e arredores”.