A 10 de novembro último, muitos familiares e amigos quiseram juntar-se aos alunos e professores da Universidade Sénior para celebrarem juntos a ida para as novas instalações, uma cerimónia que teve como ponto alto a bênção deste espaço por D. António Couto, Bispo de Lamego. Durante o encontro foi evocada a memória dos fundadores e alunos da instituição já falecidos, em particular as sócias fundadoras Margarida Osório e Laurentina Cameiro. A partir de agora, os 40 alunos vão adquirir neste novo espaço conhecimentos em diversas áreas - línguas estrangeiras, história, entre outras -, tendo ainda a oportunidade de participar em atividades de coro, bordados e pintura.
No momento em que está a ser comemorado o 15º aniversário da criação da Universidade Sénior Jerónimo Cardoso, Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, e Marina Valle, vereadora da Educação, regozijaram-se com a “nova casa” desta instituição, cedida pela autarquia e uma aspiração desde o início deste projeto, e manifestaram o desejo que continue a promover a integração social e cultural dos estudantes seniores, contribuindo, não apenas para o seu desenvolvimento pessoal e interpessoal, mas também para a descoberta de novos percursos de vida depois da aposentação. Antes deste encontro, foi organizado no auditório do Centro Social e Paroquial de Almacave uma reflexão sobre o papel atual das universidades seniores com uma intervenção de D. António Couto.
No âmbito das comemorações da criação desta unidade de ensino, foi também celebrada, a 3 de novembro, uma missa na Sé Catedral de Lamego.