O primeiro dia foi subordinado ao 20º aniversário do Mercado Único, nomeadamente aos seus sucessos, desafios e perspetivas, ao papel dos parlamentos nacionais no processo de integração europeia e ao reforço da governança económica e resposta à crise na zona euro. Enrique Barón Crespo, antigo Presidente do Parlamento Europeu, defendeu que existe uma crise de confiança e de identidade na União e que, no atual momento, é preciso destacar a Europa dos valores, dos cidadãos e da paz e o seu papel no mundo, lembrando que nasceu como um projeto de união entre os povos, que permitiu conservar a paz no velho continente desde a segunda Guerra Mundial.
Por outro lado, Carlos Costa Neves, membro da Comissão de Assuntos Europeus do Parlamento Português, sublinhou que tem de existir uma plataforma de entendimento que permita encontrar pontos comuns entre os Estados Membros para que possa haver igualdade ou princípios de igualdade na tomada de decisões que são comuns, pois vivemos na mesma realidade e na interdependência entre todos. Acrescentou ainda que é incompreensível que o BCE empreste dinheiro aos bancos a uma taxa de juro inferior a 1% e que, depois, venha exigir a Portugal uma taxa na ordem dos 4,5% sobre o dinheiro que foi e está a ser emprestado com o plano de intervenção da troika.
Durante o segundo dia, que decorreu em Faro, as comunicações focaram-se na competitividade regional e empreendedorismo na Europa, bem como no modo de convergir de forma sustentável para o seu alcance. Os 20 anos do Mercado Único, a Geração 92 (apresentação do projeto e dos vencedores), a Estratégia Europa 2020, bem como a realização de vários workshops sobre as oportunidades proporcionadas pelo Mercado Único foram outros temas e ações que estiveram em destaque nesta reunião transfronteiriça.
Organizado em conjunto pelas representações da Comissão Europeia em Portugal e Espanha e também pelo Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal, este encontro contou com a participação dos membros das redes de informação europeia dos dois países que partilharam entre si a execução de boas práticas e exemplos de cooperação transfronteiriça.