Publicado pela Grácio Editor, Pensar o Mundo reúne e apresenta, em sequência cronológica, os vinte livros publicados por Manuel Maria Carrilho no decurso das últimas três décadas (1982-2012). Uma obra marcada pela abordagem dos grandes temas e problemas da contemporaneidade, fundamental no panorama do pensamento e da cultura portuguesas. O seu autor é conhecido, não só pela originalidade das suas ideias filosóficas, que cedo soube consolidar, como também pela sua ligação à política e à cultura, tendo sido ministro da Cultura entre 1995 e 2000.
A perspetiva de inscrever sempre a cultura no coração da política, e de conferir à ação política uma matriz cultural, está na base de boa parte das ideias que defende nas suas obras. Mas nelas o leitor poderá também encontrar investigações que debatem a problemática da transmissão e do ensino da filosofia, a formulação de teses que convocam as grandes linhas do pensamento contemporâneo, a enunciação filosófica do perspetivismo, estudos sobre a retórica e a argumentação, bem como um conjunto de reflexões em que o autor procura analisar e compreender o devir e as contingências do mundo do século XXI.
A isto acresce o estilo cristalino da escrita do seu autor e a forma estimulante como é capaz de cativar – seja pela inserção dos assuntos abordados nos seus contextos problemáticos ou pela pertinência dos seus desenvolvimentos – aqueles com quem partilha a aventura da problematização, da interpretação e da compreensão do mundo.