A requalificação do Mercado Municipal de Mesão Frio teve um custo total de 1 milhão e 100 mil euros, sendo que 70% foi comparticipado por Fundos Comunitários e 30 % comparticipado pela Autarquia. Segundo Alberto Pereira, Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, a obra visa criar “um polo de encontro e relacionamento social, com mais potencial económico, estimulando a criação de emprego e oferecendo melhores condições para a realização da feira semanal”. O Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio referenciou ainda, aquando do seu discurso na sessão de inauguração, a basilar importância que a obra acarreta, quer para o comércio concelhio, quer para a população, salientado ainda, o notável aproveitamento do espaço, bem como, o facto da boa gestão financeira contribuir para que a Autarquia cumprisse rigorosamente todos os compromissos assumidos. Depois do almoço, seguiu-se um momento musical, proporcionado pelo grupo mesãofriense “Delicias D’Ouro”, momento de grande diversão para todos os séniores.
Depois da Requalificação Urbana, o Mercado Municipal passa a ser constituído por um total de doze lojas comerciais dispostas em dois pisos, um estabelecimento de restauração e bebidas, instalações sanitárias de uso comum e um salão multiusos. Também os espaços de estacionamento e circulação abundam no perímetro do Mercado Municipal, colmatando uma falha que se verificava anteriormente, reordenando assim, os lugares de aparcamento existentes.
A estrutura do Mercado Municipal passa a desempenhar uma indubitável funcionalidade, encerrando em si, uma potencial fonte de progresso ao nível do tecido económico de Mesão Frio.