A cerimónia contou, ainda, com a participação do restante Executivo Camarário, Órgãos da Direção do Agrupamento, Pais e Encarregados de Educação, Professores, Funcionários e Alunos.
As novas instalações, que se apresentam completamente modernizadas depois de um investimento global na ordem dos 12 milhões de euros, dispõem de 4 laboratórios totalmente equipados com novo mobiliário e equipamento especifico, salas equipadas com vídeo projetor, oficinas de música, tecnologia e educação visual equipadas de acordo com as novas exigências curriculares, um novo espaço para curso de Termalismo, com 1 espaço para aulas teóricas e 1 espaço para aulas práticas, equipamento informático ao abrigo do plano tecnológico, biblioteca totalmente nova e equipada, um auditório, gabinetes e salas de reuniões, áreas de apoio administrativo, refeitório, bar; bufete e sala de professores.
“Começamos o ano de 2013 da melhor maneira possível. Estamos a abrir a nova Escola Secundária de Resende, numa intervenção da Parque Escolar, que engloba um investimento de 12 milhões de euros na educação e nos nossos jovens. Espero que no futuro este tipo de intervenções e este caminho que estamos a percorrer resulte numa qualificação acrescida no concelho de Resende” referiu António Borges, durante a cerimónia.
O Diretor do Agrupamento de Escolas destacou que “uma escola é sempre um investimento no futuro dos nossos alunos. Esta escola completamente renovada apresenta instalações modernas de grande qualidade que permitirão aos alunos aprender com mais rigor e entusiasmo, sendo que estas novas instalações irão ser fundamentais na mudança que nós queremos para melhor relativamente à visão que os nossos alunos ainda têm da escola”.
Recorde-se que a total remodelação desta Escola insere-se no Programa de Modernização das Escolas dos Ensinos Secundário e Básico 2/3 promovido pelo Ministério da Educação, a cargo da Parque Escolar e que pretende interromper o ciclo de degradação de alguns estabelecimentos escolares, corrigindo os problemas de construção existentes e melhorando as condições de adaptabilidade, segurança e acessibilidade.
De referir que a Câmara Municipal de Resende tem apostado nos últimos anos na total requalificação e modernização dos equipamentos escolares do concelho, sendo que foi concluída em 2011 a obra de requalificação da EB2 de Resende, encontram-se em funcionamento dois Centros Escolares e já se encontra em conclusão a obra do Centro Escolar de S. Cipriano. Com estes investimentos pretende-se dotar o concelho de Resende de um modelo de ensino qualificado capaz de responder às exigências da sociedade actual.