Várias escolas dos concelhos de Castro Daire, Cinfães e Resende, situadas na Serra do Montemuro, no norte do distrito de Viseu, estão hoje encerradas devido à queda de neve, disseram à agência Lusa fontes das autarquias.
O presidente da Câmara de Castro Daire, Fernando Carneiro, explicou que hoje não há aulas nos jardins-de-infância e escolas básicas das localidades de Picão, Mezio e Carvalhas, que têm 70 crianças no total.
"Já é uma situação habitual. São sempre essas as escolas mais afetadas quando neva", referiu.
No concelho de Cinfães, foram prejudicadas por esta queda de neve as crianças de "quatro escolas situadas em plena serra", segundo fonte do serviço de educação da Câmara.
Os estabelecimentos de ensino afetados são os de Valinhas, Gralheira, Bustelo e Ferreiros, que têm 10, cinco, sete e 10 alunos do primeiro ciclo do ensino básico, respetivamente. Em Valinhas, há também um jardim-de-infância frequentado por 10 alunos que está encerrado.
A mesma fonte referiu ainda que, "como o autocarro não pode sair da Gralheira, houve cerca de dez alunos que não se deslocaram para a escola básica 2/3" da vila de Cinfães.
No concelho de Resende, a neve obrigou ao fecho da escola de Ovadas, frequentada por 14 alunos do primeiro ciclo do ensino básico.
Fonte do gabinete de imprensa da autarquia explicou que esta é uma das escolas que vai encerrar definitivamente no próximo ano letivo, passando os seus alunos para um novo centro escolar.
De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro, a neve levou ao corte de três estradas do norte do distrito de Viseu, uma das quais nacional e duas municipais.
A primeira a ficar cortada foi a Estrada Nacional 321 entre Castro Daire e Cinfães, seguindo-se a municipal 553 entre S. Cristóvão e Resende e a municipal 554 entre S. Cipriano e Bigorne.