Luís é estudante de Medicina Dentária na Universidade do Porto e está desaparecido há 17 dias. Este jovem estava, na altura do seu desaparecimento, a passar as férias de Natal na sua terra Natal, em S. Tomé de Covelas, Baião, quando recebeu um telefonema e desapareceu sem deixar qualquer rasto, por volta das 15:00h do dia 23 de dezembro de 2012. Em sua casa, o jovem deixou o telemóvel e saiu apenas com a roupa que trazia no corpo.
Foi ao cair da noite que os familiares deram o alerta para o desaparecimento do Luís, como é mais conhecido.
Como o Notícias de Resende noticiou a 25 de Dezembro, a GNR e a Polícia Marítima já patrulharam a zona junto ao rio Douro, não obtendo qualquer resultado. As autoridades não acreditam haver indícios de crime mas o caso está entregue à Polícia Judiciária do Porto.
O Notícias de Resende, soube ainda que na passada Quinta-feira (Dia 3 de Janeiro), o pai do jovem esteve nas instalações da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto, onde falou com colegas e amigos, tentando obter algumas informações.
Entretanto, uma página no facebook foi criada pelos amigos (https://www.facebook.com/AjudemNosAEncontrarOLuis?ref=ts&fref=ts) e os principais meios de comunicação como o Correio da Manhã, Jornal de Notícias, SIC E TVI, estes últimos, dois dos principais canais de televisão em Portugal, já noticiaram o desaparecimento de Luís Manuel Matos Pinto e poderá ver os vídeos da reportagem aqui:
http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/01/07/continua-por-localizar-o-jovem-desaparecido-ha-duas-semanas-em-baiao
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/covelas-baiao-desaparecido-estudante-desaparecido-porto-tvi24/1407784-4071.html
A todos pede-se que se souberem algo do paradeiro do Luís que contactem as autoridades (GNR/PJ).