O diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Carlos Alberto Carvalho, explicou a aposta na criação da equipa de andebol “com o desejo em alargar o sucesso educativo ao sucesso desportivo”. “O desporto ajuda a preparar cidadãos de corpo inteiro e proporciona a aprendizagem de valores muito importantes, como a amizade, a solidariedade e o empenho”, referiu o responsável. O mesmo salientou a importância do valor do desportivismo: “É importante que os nossos jovens aprendam a ganhar e a perder e que vejam nos outros atletas, adversários e não inimigos”. Carlos Alberto Carvalho agradeceu, ainda, o apoio manifestado pelo presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro ao projeto, apoio esse que se traduziu num patrocínio da autarquia à equipa de andebol.
O vereador do desporto e da educação da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, formulou votos de “muito sucesso” à nova formação desportiva e fez questão de cumprimentar toda a comunidade escolar do Agrupamento de Vale de Ovil pelo projeto educativo que corporiza. O autarca mostrou-se triplamente satisfeito por marcar presença no evento. Por um lado porque o ensino do desporto é a sua área profissional e, por outro, porque a Escola EB 2,3/Secundária de Baião é a entidade na qual exercia essa mesma atividade, antes de ser eleito autarca. Em terceiro lugar, Paulo Pereira mostrou-se agradado por ver aumentar o número de atletas e de modalidades no concelho de Baião. “Desde finais de 2005 até agora apoiamos o associativismo desportivo com uma verba na ordem dos 950 mil euros e verificamos um crescimento de 750 por cento no número de atletas federados devido à aposta que tem sido feita na formação”, observou.
Também a presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, Joana Azeredo, sublinhou a importância do desporto para o desenvolvimento harmonioso dos jovens, especialmente o desporto coletivo. “Gostávamos ainda de felicitar os professores pela forma empenhada como se têm dedicado ao ensino dos nossos jovens, muitas vezes por via de atividades de voluntariado”, complementou, antes de apelar ao alargamento da oferta desportiva em Baião, tanto no número de escalões etários, como no número de modalidades.
Os discursos foram acompanhados na plateia por diversas personalidades, como o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro e representantes da Associação de Andebol do Porto e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (especificamente da Direção de Serviços da Região Norte, que corresponde à ex- Direção Regional de Educação do Norte).
Houve ainda oportunidade para um momento musical da responsabilidade de dois talentosos jovens alunos do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil.