Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra são os sete municípios abrangidos pela candidatura à CETS, desenvolvida no âmbito do Projeto de Gestão da Parceria – PROVERE, da responsabilidade da ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira), para promoção comum das “Montanhas Mágicas”.
Esta Carta pretende valorizar sete produtos do território: as práticas de águas bravas, o termalismo, o património geológico, a paisagem serrana, a cultura regional, a gastronomia e os vinhos locais, e é reconhecida pela ADRIMAG como "um certificado de excelência atribuído a um território com valor ambiental em que se desenvolve - ou se pretende desenvolver - um turismo de qualidade em moldes sustentáveis e com respeito pelos valores ambientais e interesses económicos das comunidades".
José Artur Neves, presidente da direção da ADRIMAG e Presidente do Município de Arouca, declarou à Lusa que "o que muda hoje é a visão de desenvolvimento destes municípios, que deixam de ter uma estratégia isolada do que querem para si próprios e passam a implementar um plano de ação coletivo, em que todos contribuem para a valorização das singularidades próprias deste território especial de montanha".
A confirmar-se a adesão à Federação Europeia de Parques, as "Montanhas Mágicas" passarão a integrar uma rede que, atualmente, é constituída por 89 territórios protegidos e classificados, dispersos por nove países.
Esse acompanhamento facilitará a promoção de soluções comuns e de maior escala, visando quatro grandes objetivos: uma melhor planificação turística do território; a criação de uma oferta de produtos turísticos baseados nos recursos locais; a consolidação dessa oferta junto de nichos de mercado específicos e o reforço das possibilidades de acesso a novas fontes de financiamento.