Passava das 14h30 quando teve início o “Dia do Futsal”, um evento levado a cabo pelos Afonsinhos. Criada há cerca de dois anos, esta escola de futsal tem dado cartas. Este ano, por exemplo, entrou em competição no Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Viseu. Está, neste momento, em sexto lugar da tabela classificativa no escalão Infantis D.
O pontapé inicial foi dado por Humberto Coelho. Atual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, o antigo jogador do Benfica destacou a importância do desporto na saúde, dando o seu exemplo. “Se vos esforçardes, quando chegardes à minha idade, ides estar firmes das pernas”, disse em tom alegre. De seguida, coube a Jorge Braz, apanhar a bola. O seleccionador nacional de futsal, desde Julho de 2010, fez um breve apanhado da história do futsal num passe a passe com os alunos presentes. Jorge Braz referiu a importância do papel de um treinador numa equipa.
A bola rolou e parou nos pés de José Neto. O professor universitário trouxe à baila o discurso “chama do optimismo, uma chama ganhadora”. Nesta mensagem, José Neto deu exemplos concretos da forma como o estado psicológico e a coesão interferem no ritmo de uma equipa. Francisco Neto, coordenador da Associação de Futebol de Viseu, também esteve presente em campo. Apresentou o historial do futebol e do futsal em Viseu ao longo de dez anos.
O golo aconteceu com a entrega de um prémio por parte dos Afonsinhos a Michael Fonseca, jogador do S. Martinho, pela sua prestação na selecção distrital sub20.
Este era um evento que, ou realizávamos hoje, ou não o realizávamos a breve prazo. Arriscamos. E o resultado é um sucesso evidente, começa por dizer Marcos Antunes, um dos responsáveis pela formação. “Ver a comitiva deliciada com a paisagem em Aregos; ver o Sr. Humberto Coelho com os seus familiares em Cárquere; o almoço produtivo de troca de ideias; e por fim o Salão Paroquial de São Martinho de Mouros muito bem composto, num dia de semana, é para nós um grande orgulho”, continua.
O treinador deixa uma mensagem de agradecimento. “Aproveito para agradecer a todos que ajudaram na realização do evento: pais, amigos, público presente e obviamente ao Sr. Padre da Paróquia de São Martinho de Mouros, Padre Excelso, pela amizade e colaboração".