A empresa pública SIMDOURO (à qual pertencem concelhos como Castelo de Paiva, Cinfães e Penafiel) prevê um investimento de 5,3 milhões de euros no concelho de Baião. Contudo, os atrasos que se têm verificado no arranque daquelas empreitadas obrigaram a Câmara Municipal de Baião a avançar com algumas obras de saneamento de cariz urgente.
Durante a visita José Luís Carneiro encontrou a moradora do lugar de Carrapatelo, Noémia da Conceição, que aludiu aos custos de ligação à rede de saneamento público. O presidente da Câmara de Baião referiu que os cidadãos carenciados podem solicitar a comparticipação das despesas ao Fundo de Solidariedade Social da autarquia, bem como de pagamento faseado em prestações.
O autarca destacou ainda a qualidade do trabalho que está a ser desenvolvido pelas equipas de administração direta naquele local, nomeadamente dada a dificuldade de acesso à zona do ribeiro de Carrapatelo.
Joaquim Carvalho evidenciou a importância desta obra para a melhoria da qualidade de vida das populações e para a qualificação do território.
A obra de construção de redes de saneamento em Carrapatelo vai abranger os lugares de Gaia, Moninho, Enxames e Porto Ferrado e garantir a ligação às redes de saneamento existentes nas estradas nacionais 108 e 108-2 à ETAR de Santa Cruz do Douro.