Para levar a cabo esta plantação de grandes dimensões, a autarquia conta com o contributo dos baionenses: cada munícipe tem direito a cinco árvores, das espécies Carvalho Alvarinho ou Castanheiro Europeu, que pode plantar em terrenos à sua escolha. Estas espécies são de cariz autóctone e segundo o Gabinete Técnico Florestal de Baião vão tornar a floresta concelhia mais resistente a incêndios.
Ao assinalar o Dia Verde do Município, a autarquia pretende valorizar a dimensão ambiental do território de Baião, o concelho com maior percentagem de áreas verdes no distrito do Porto: 63 por cento do território municipal é composto por zonas verdes e florestais.
Para além da entrega de árvores aos munícipes, o Dia Verde do Município conta com o envolvimento das associações e instituições concelhias, que vão levar a cabo plantações em terrenos à sua escolha. Caso estas entidades não disponham de terrenos próprios, podem participar em ações de plantação na área florestal envolvente ao Convento de Santo André, em Ancede.
Os cidadãos que queiram contribuir para esta iniciativa amiga do ambiente podem fazer o levantamento das suas árvores a partir de dia 20 de Março, entre as 14h00 e as 17h00, nos Armazéns Municipais. No dia 21 de Março, a entrega de árvores às populações acontece entre as 8h30 e as 12h30 nos Armazéns Municipais, na Quinta do Mosteiro de Santo André e nos Serviços Municipais de Santa Marinha do Zêzere.
Entre 2005 e o corrente ano, a Câmara Municipal de Baião promoveu a plantação de mais de 17 mil árvores em todo o concelho.