A Câmara Municipal de Castro Daire promoveu de 11 a 15 de março de 2013 a VIII Semana Florestal de Castro Daire, onde se realizaram varias ações, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa da floresta e destacar o seu interesse económico para a região.
Iniciou-se a Semana Florestal com uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios onde se apresentou e aprovou o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Procedeu-se à plantação de espécies autóctones e aromáticas na EB2,3, na EBI de Mões e na Escola Secundária de Castro Daire, com a participação dos alunos daquelas escolas.
Realizou-se o percurso pedestre “Trilho dos Carvalhos”, localizado em Gosende, onde se promoveram atividades relacionadas com a floresta, com os alunos da EB2,3 de Castro Daire.
Os alunos do pré escolar assistiram ao espetáculo músico-teatral “O Tobias e a Floresta”, onde se fez uma sensibilização e apelo à conservação da natureza.
O encerramento da Semana Florestal de Castro Daire deu-se com o VIII Seminário “Floresta Sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”. Neste Seminário foram abordados temas relacionados com a defesa da floresta contra incêndios e higiene e segurança no trabalho agrícola, florestal e apícola, tendo sido uma manhã produtiva e muito participativa.
A realização de todas estas ações obteve por um lado a sensibilização de todos os participantes para a importância dos espaços florestais na diversidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade coletiva na sua proteção. Por outro obteve também a sensibilização dos jovens para as mais correctas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e sua preservação.
A aposta na educação, na sensibilização e na promoção da nossa floresta é prioritária, não estivéssemos num concelho com uma enorme mancha florestal e cuja importância ambiental e económica da floresta é significativa, pelo que se procura que estas iniciativas tenham cada vez mais impacto na comunidade local, especialmente nas crianças e jovens, pois são eles o futuro do concelho.