No dia 11 de março terá lugar a abertura da Semana Florestal no auditório do centro municipal de cultura com uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios com visita a trabalhos realizados no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
No dia 12 de março terá lugar a plantação de espécies autóctones e aromáticas na EB2,3, na EBI de Mões e na Escola Secundária de Castro Daire, com a participação dos alunos daquelas escolas.
No dia 13 de março realizar-se-á o percurso pedestre “Trilho dos Carvalhos”, localizado em Gosende, onde se vão realizar atividades relacionadas com a floresta, com os alunos da EB2,3 de Castro Daire.
No dia 14 de março realizar-se-á o espetáculo músico-teatral “O Tobias e a Floresta”, dirigido aos alunos do pré escolar do agrupamento de escolas de Castro Daire, onde se fará uma sensibilização e apelo à conservação da natureza.
No dia 15 de março será o encerramento da Semana Florestal de Castro Daire com o VIII Seminário “Floresta Sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”. Neste Seminário vão ser abordados temas relacionados com a defesa da floresta contra incêndios e higiene e segurança no trabalho agrícola, florestal e apícola.
A realização de todas estas ações tem como objetivo obter por um lado a sensibilização de todos os participantes para a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade coletiva na sua proteção e valorização, através de um melhor conhecimento do que é a floresta. Por outro obter também a sensibilização dos jovens para as mais correctas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e sua preservação. Apostando desta forma numa faixa etária que está em formação e por isso mais “vulnerável” à aprendizagem, esta iniciativa remeterá um conjunto de práticas que, com certeza, serão interiorizadas por todos.