Célia Monteiro Nutricionista |
Transporta nutrientes e oxigénio para as células e substâncias tóxicas para fora do corpo, regula a temperatura corporal, ajuda a controlar o apetite e o peso corporal, funciona como meio para todas as reações do organismo, interfere no funcionamento de todos os órgãos e tecidos do nosso corpo….etc.
Uma correta hidratação é de tal forma importante que, a curto prazo, a sua ausência pode implicar cansaço, fraqueza muscular, dificuldades de concentração e raciocínio mental, dores de cabeça e mal-estar geral. A longo prazo, a desidratação é responsável por complicações a nível cardíaco, renal, respiratório e digestivo.
Sendo assim, e se é pela nossa saúde e bem-estar, o que custa ter sempre uma garrafa de água connosco?
Mas nem só de água vive o Homem…pelo menos na sua forma líquida e transparente tal como a conhecemos.
Já reparou que a água está no centro da Nova Roda dos Alimentos? Isto diz-nos que além de ser um bem essencial, a água faz parte de quase todos os alimentos em especial os hortofrutícolas. Estes são ricos em água, e consumidos nas porções aconselhadas contribuem para satisfazer parte das nossas necessidades hídricas diárias, que segundo as recomendações são de 2l para as mulheres e 2,5l para os homens. As recomendações, que podem variar em função da idade, do clima, da atividade física e do tipo de alimentação, à primeira vista parecem ser complicadas e até quase impossíveis de cumprir, mas se não podemos ser perfeitos pelo menos façamos o nosso melhor!
Beba água, leite, sumos e néctares, chás e infusões; e coma sopa, saladas e fruta! Evite as bebidas ricas em calorias e vazias de nutrientes como os refrigerantes e as bebidas alcoólicas.
Hidrate-se de forma saudável!