Célia Monteiro Nutricionista |
Mas lembre-se, não existem dietas milagrosas!
De facto, dietas demasiado restritivas e/ou com recurso a suplementos alimentares, com perspetivas irrealistas, não são recomendáveis e podem ter efeitos prejudiciais.
Por um lado, as dietas restritivas são ineficazes a longo prazo, uma vez que inicialmente até podem levar à diminuição de peso mas sendo difíceis de cumprir, levam à fácil desistência. Além disso, após uma privação nutricional severa é provável que ocorra um consumo descontrolado de alimentos cujas calorias serão mais rapidamente assimiladas pelo organismo que, sendo prevenido, constrói reservas para o próximo “período de fome” levando facilmente a um ganho de peso, muitas vezes superior ao inicial.
Por outro lado, e falando um pouco sobre suplementos alimentares para a perda de peso, não acha estranho que uma pastilha seja capaz de “aspirar” ou “derreter” gorduras? É facto que certos estudos apontam para alguns efeitos estatisticamente significativos mas, na sua maioria, não suficientemente significativos em termos clínicos. Não obstante é ainda o facto dos efeitos secundários serem, em muitos casos, desconhecidos. Sabe-se que os diuréticos e laxantes promovem a perda de água em vez de gordura e que os estimulantes, normalmente à base de cafeína e extrato de chá verde, só terão um efeito real em doses demasiado altas, insustentáveis a nível cardíaco.
Se quer perder peso e ser mais saudável, prepare-se para mudar! Mudar hábitos alimentares, comportamentos e atitudes. Reorganize pensamentos, sentimentos e emoções. Não tome esta decisão de ânimo leve, mas sim como um compromisso e lembre-se que não vai fazer dieta, mas antes adotar uma mudança alimentar e comportamental sustentável ao longo de toda a sua vida. Procure a ajuda de um Nutricionista e defina um plano alimentar individual e flexível sem descurar as suas preferências alimentares. E não se esqueça do exercício físico! Pratique regularmente uma atividade física que lhe dê prazer e que se adapte ao seu contexto de vida.
Acima de tudo, seja feliz, lembre-se que quanto ao seu bem-estar, cabe a si ter a última palavra!
celiamonteiro@noticiasderesende.com