Novidade deste ano é que durante todo o domingo em que decorre a festa, os visitantes poderão usufruir, gratuitamente, das Termas de Caldas de Aregos, onde poderão desfrutar da piscina termal, banho turco e ginásio. Como já é habitual em edições anteriores, o Município de Resende oferece, ainda, uma viagem no rio Douro a bordo da embarcação “Barca d’ Aregos”.
Tal como em anos anteriores, quem vier do Porto poderá aproveitar a viagem de comboio até à estação de Caldas de Aregos (Tormes), onde os visitantes terão à sua espera, a embarcação já referida que assegurará a travessia do rio até à outra margem, onde decorre a festa, sem custos.
Associado ao evento irá realizar-se entre os dias 19 e 21 de abril um fim de semana gastronómico, dedicado à degustação do anho assado com o arroz do forno. Esta iniciativa, a organizar em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, compreende um desconto de 10% em todas as refeições (quando a opção se enquadre nesta ementa) entre o jantar de sexta-feira e o almoço de domingo, em seis restaurantes aderentes.
A Festa das Cavacas vai reunir cerca de duas dezenas de vendedores/produtores que vão comercializar e promover o famoso doce tradicional, entre música popular. O programa vai iniciar-se às 11h00 com uma visita aos stands dos vendedores/produtores de cavacas, de vinho, licores e compotas da região. Na ocasião vai ser inaugurada a exposição de fotografia: “Os Anos Doces” e vai realizar-se uma prova de vinhos e licores acompanhados pelo doce tradicional. A animação musical ficará a cargo, durante todo o dia, do Grupo de Bombos de S. Romão, do Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano, do Grupo "Os Moleiros de Sta. Maria de Cárquere” e da Orquestra da Academia de Música de Resende.
Saborear as deliciosas Cavacas, degustar o anho assado acompanhado com o arroz do forno, que aqui é cozinhado com todos os requintes da cozinha tradicional portuguesa, desfrutar de um passeio de barco no rio Douro e usufruir da utilização gratuita das Termas de Caldas de Aregos, são motivos para um passeio mais demorado pelo concelho de Resende no fim semana de 19 a 21 de abril. Venha desfrutar de tudo isto e não perca a oportunidade de descobrir ou de se reencontrar com as tradições, a história, o património natural e cultural com que a natureza brindou esta região, porta de entrada no Douro Vinhateiro, classificado Património da Humanidade.