Caminhar é uma actividade popular, excelente para socialização, que pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade, desde que alguns cuidados sejam tomados. É um exercício de baixo impacto, não é necessário equipamento especial, não se paga para praticar e ainda ajuda na manutenção do peso.
A caminhada ajuda a evitar ansiedade; depressão; osteoporose; artrose; acidente vascular; baixa o colesterol; baixa a resistência à insulina e, assim, até diminui a quantidade de drogas para controlar a diabetes; dilatam os brônquios e fortalecem os músculos da respiração, factores essenciais para contornar crises de asma; e se praticada rotineiramente, liberta endorfinas que são hormônios capazes de tranquilizar e dar a sensação de bem-estar.
Segundo Cooper, K., caminhar três vezes na semana, em ritmo acelerado por trinta minutos, reduz em 58% o risco de doenças cardiovasculares, que causam morte.
A alimentação, como em qualquer outra actividade física, é importante para um bom resultado. Caminhar sem se alimentar não é adequado, pois o organismo precisa de muitos nutrientes para accionar os músculos, por isso é primordial manter uma alimentação equilibrada.
Quando praticamos qualquer tipo de exercício, a temperatura do corpo eleva, e naturalmente perde-se líquidos, sendo assim, é fundamental a ingestão de água durante e depois do exercício.
É fundamental alongar os músculos antes e depois da prática do exercício. Antes para aquecer os músculos e depois para evitar dores.