António Borges referiu na ocasião que no Município “Estamos a trabalhar em várias frentes para valorizar e projetar a cereja de Resende que é um produto determinante da nossa base produtiva mas que também representa a grande marca do concelho. Se tudo correr como previsto, no final da colheita deste ano estará pronto o dossier para a certificação e o nosso centro interpretativo, cujas obras decorrem a bom ritmo, poderá abrir ao público. São passos importantes para a promoção e para a valorização da Cereja de Resende e para a sua crescente importância nos mercados”.
O Município de Resende e a CER Resende estão a avançar com o processo de qualificação da cereja, com o objetivo de modernizar e conjugar a produção e a comercialização, nacional e internacional, desenvolver a certificação do produto final com o selo da Indicação Geográfica Protegida da Cereja do concelho e promover a marca registada da Cereja de Resende.
“Este processo faz com que o nome Resende fique reservado exclusivamente aos produtores de cereja da região que cumprem as regras. É isso que se pretende concretizar”, refere Ana Soeiro.
Recorde-se que o Centro Interpretativo da Cereja acolherá um espaço museológico e de investigação onde será feita a reposição do historial, espécies, origens métodos de cultivo, acompanhamento e uma mostra sobre as várias espécies e desenvolvimento da cerejeira em Resende. Para o efeito, a antiga Escola Primária está a ser totalmente reabilitada e ampliada contemplando, para além de uma zona administrativa, uma sala de exposições permanente e um espaço designado “cubo de vidro” de onde se parte para o espaço exterior que contém variadas espécies de Cerejeira a partir das quais se produzem a cereja, enquanto se usufrui de uma vista privilegiada sobre a Serra do Marão e o Douro.
Com um investimento total de cerca de 170.000 euros, este novo equipamento conta com o co-financiamento de 60%, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
De referir, ainda, que a Autarquia de Resende celebra a sua afamada cereja com o habitual Festival da Cereja que este ano irá decorrer entre os dias 8 e 9 de junho, numa mostra que apresenta o delicioso fruto sempre acompanhado de animação e música popular.