Realizado pela primeira vez em 2002, o festival da terra das cerejas, como é conhecido o concelho de Resende, um dos principais produtores do país, tem como grande atração a venda da cereja a preços convidativos, bem como atuações de diversos grupos de música tradicional e muita animação de rua.
O programa inicia-se às 10h00 de sábado com a abertura da feira, onde os produtores disponibilizam as inigualáveis cerejas de Resende, e de uma mostra e venda de produtos de artesanato relacionados com a cereja, como compotas, licores, peças de cerâmica e de linho tradicional. Ao mesmo tempo e durante todo o dia decorre a animação musical com os diversos grupos populares do concelho a atuar no anfiteatro do Parque Urbano. À noite, pelas 22h00, terá lugar um concerto com a Orquestra Ligeira de S. Cipriano “A Velha”.
Na manhã de domingo, a feira inicia-se novamente às 10h00, e a animação musical abre caminho para o ponto alto da festa, o desfile temático, este ano subordinado ao tema “O segredo da Cereja - uma história de encantar”, que irá percorrer as ruas do concelho, a partir das 15h00. Esta é já uma tradição onde cerca de 1000 alunos acompanhados dos professores dão corpo à história, desfilando em carros alegóricos decorados, onde a cereja é o personagem principal.
Com vista a facilitar o acesso à área que abrange o certame, a CP, Comboios de Portugal e a Joalto Douro estabeleceram uma parceria com a Câmara de Resende. Durante os dias de festa, os visitantes terão à disposição horários de transporte especiais, entre as estações do Porto e da Ermida. Na estação da Ermida, os visitantes terão à sua espera um autocarro que fará a ligação até ao centro da Vila de Resende.
O Festival da Cereja, que constituí um dos marcos mais importantes da economia de Resende, mobiliza todo o comércio local, numa iniciativa que todos os anos atrai milhares de visitantes que se deslocam ao concelho para pôr à prova o sabor da cereja de Resende que, desde a primeira edição, marcou um novo ciclo promocional da região e do seu produto de excelência.
10h00 – Início da Feira
Venda de Cereja e de produtos de artesanato ligados à cereja (Largo da Feira)
Animação de Rua:
Espalha Animação
Grupo de Bombos de S. Martinho de Mouros
Animação Musical (Anfiteatro do Parque Urbano)
Grupo “Resende em Marcha”
Grupo Social de S. Cipriano
Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano
Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô
Grupo “Os Moleiros” de Santa Maria de Cárquere
Grupo “TomVintém e Amigos”
18h30 – Final da Feira
22h00 – Concerto com a Orquestra ligeira de S. Cipriano “A Velha” (Anfiteatro do
Parque Urbano)
23h30 – Lançamento de Fogo de Artíficio
Venda de Cereja e de produtos de artesanato ligados à cereja (Largo da Feira)
Animação de Rua:
Espalha Animação
Grupo de Bombos de Miomães
Animação Musical (Anfiteatro do Parque Urbano)
Tuna do Externato D. Afonso Henriques
Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade
Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Paus
Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere
Academia de Música de Resende
14h45 – Desfile do Grupo de Bombos de S. Romão
15h00 – Cortejo Temático: “O Segredo da Cereja – Uma História de Encantar”
18h30 – Final do Festival
Lançamento de Morteiros