Doença cardiovascular é um termo genérico que designa todas as alterações patológicas que afectam o coração e/ou os vasos sanguíneos. Neste termo inclui-se a doença cardíaca coronária (patologia que afecta os vasos sanguíneos que irrigam o coração), a hipertensão e a aterosclerose.
Para melhorar a saúde do seu coração não necessita de ser um atleta profissional, o exercício moderado reduz de forma significativa o risco de doenças cardiovasculares e outras patologias associadas à saúde do seu coração, melhorando em simultâneo a sua força, flexibilidade e resistência. Qualquer exercício que realize tem efeitos benéficos para a sua saúde geral, mas existem algumas actividades físicas específicas que melhoram a saúde do seu coração.
O exercício cardiovascular é uma forma de actividade física que aumenta o seu ritmo respiratório e cardíaco, indicada para treinar o seu coração. Desafia o seu coração para trabalhar de forma mais intensa tornando-o mais forte. À medida que o seu coração se encontra mais forte, vai notar melhorias na realização de tarefas diárias como por exemplo, subir escadas ou transportar compras. O seu ritmo cardíaco torna-se mais baixo em repouso o que significa que necessita de menos batimentos para bombear quantidades iguais de sangue para o resto do corpo.
Os exercícios recomendados são as actividades aquáticas, caminhadas, corrida ou dança. Evite esforços físicos bruscos, como levantar pesos, que aumentam a pressão arterial durante o esforço.
A melhor estratégia de manter o coração em forma é diferente de pessoa para pessoa, mas é certo que o exercício físico aumenta de forma eficaz a sua capacidade cardiovascular e reduz o risco de doenças relacionadas com o coração.
“Um coração em forma permite-lhe uma vida mais longa e saudável” (Workwell).