"Se fossemos a olhar só para a dimensão dos lugares na hora de definirmos as prioridades de investimento, dificilmente chegaríamos a Anquião. Contudo, cabe à Câmara Municipal de Baião trabalhar para a melhoria da qualidade de vida de todos os baionenses e promover políticas públicas nesse sentido", completou. A obra de beneficiação do caminho da Tapada representou um investimento de 11 mil e 200 euros, destinado à execução de muros de suporte e alargamento e pavimentação. Esta obra vem juntar-se a outras já realizadas pelo atual executivo em Anquião, como sejam a pavimentação da estrada de ligação à Graça (200 mil euros), e destina-se a garantir uma maior mobilidade no interior do lugar.
Dirigindo-se aos muitos moradores do lugar presentes na visita à obra, José Luís Carneiro mostrou-se determinado em obter acordo junto de proprietários, que pudessem ceder terreno, para que no fundo do caminho fosse criado um largo para a inversão de marcha das viaturas, que agora já podem transitar no interior do lugar. Serão, ainda, instaladas grades de proteção nos pontos mais críticos do caminho. Outra das prioridades de investimento a curto prazo no lugar passa pela pavimentação do adro da Igreja, ficando, para o futuro, a adaptação da antiga escola primária para a função de Casa Mortuária.
A obra de beneficiação do caminho da Tapada foi aplaudida pelo presidente da Junta de Freguesia, Carlos Ferraz, que considera que este investimento "vem beneficiar" os moradores. "É um dia de festa para nós, que também temos direito ao progresso. Este é um lugar que agora fica menos isolado e estamos gratos à Câmara Municipal que deste modo cumpre com uma promessa que tinha feito", sintetizou. O autarca destacou ainda a obra em curso destinada ao alargamento do cemitério de Gestaçô, para a qual a Junta de Freguesia investiu 25 mil euros na compra de um terreno e a Câmara Municipal apoiou com uma verba na ordem dos 100 mil euros.
Tanto no caso da obra de beneficiação do caminho da Tapada, como do alargamento do cemitério, estamos perante obras realizadas por empresas da freguesia de Gestaçô.
A obra de qualificação do caminho da Tapada abrange uma extensão de cerca de 150 metros e é vista pelo morador Paulo Martins como "muito importante". "Agora já entra aqui uma ambulância e é mais fácil chegar aos tanques públicos, que ainda são muito usados pelas pessoas da freguesia", notou. Natural e residente em Anquião, Manuel Moreira, nota que esta beneficiação é também importante para melhorar a mobilidade dos cidadãos, já que antes o caminho ficava repleto de terra, lama e pedras, especialmente no inverno. "Depois da construção da estrada até à Graça, onde não se passava porque era só remendos, esta foi a obra mais importante que fizeram aqui", completou.